Nathan Pacheco nasceu em Virginia de pais brasileiros, e é um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele cresceu em Washington D.C., e atualmente vive no complexo de entretenimento Yanni-Wake na Praia West Palm na Florida onde escreve sua musica.

Nathan é um talentoso cantor de ópera e foi vocalista de destaque durante o projeto conhecido como “Yanni Voices” de 2009, esse projeto requeria além dos dois anos de trabalho em estúdio, mais três anos de estrada realizando um total de 80 concertos nos Estados Unidos, México e Canada. Nathan também participou do “Voices” um álbum produzido pela Walt Disney Records.

Ric Wake, um produtor musical que trabalhou com artistas como Celine Dion, Jennifer Lopez, Jessica Simpson e Barry Manillow, ouviu Nathan e imediatamente o apresentou a Yanni um pianista e compositor autodidata grego. Yanni levou Nathan sob sua proteção, e não somente permitiu que seu talento brilhasse, mas o incentivou a escrever as letras das canções em italiano, português e espanhol, além de compor as melodias para alguns das mais famosas composições instrumentais como “Adagio,” “Tribute,” “Almost a Whisper,” “Enchantment,” “Secret Vows” e “In the Mirror”. Depois de terminar as gravações com Yanni, Nathan obteve atenção nacional ao participar de dois programas especiais na rede televisiva PBS que foram ao ar de 2008 até 2010. Nathan então se uniu a Yanni e sua orquestra nos 100 concertos que realizou em seu tour pela América Latina, Canada e Estados Unidos.

Nathan diz o seguinte, falando de seu amor pela musica:

Eu canto desde sempre. Eu cresci em um lar musical – mesmo em um lar onde você acorda e vai praticar no piano e estudar musica antes de ir a escola. Entao eu aprendi a tocar piano e violino, mas minha paixão… minha paixão era o basquete. Quase todos os dias depois da escola, eu me dirigia ao campo de basquete do meu bairro para competir com meus amigos. Mas aos 15 anos eu percebi que a NBA não fazia parte do meu futuro.

Durante este tempo eu também me envolvi nos coros e musicais do colégio e eu aprendi a amar estar no palco. Eu comecei a ter lições de musica clássica e foi assim que tudo começou. Eu escutava os discos dos três tenores sem parar – eu não tinha idéia o que eles estavam cantando no inicio, mas tinha algo em seu jeito de cantar, assim como no estilo de sua musica, e que tocou profundamente. Então quando completei 16 anos eu comecei a tentar imita-los, cantar as mesmas notas e a emoção que eles transmitiam, mas eu nem chegava perto! (Nathan Pacheco; “My Story“; http://nathanpacheco.com/mystory/).

Nathan se graduou em performance vocal na Universidade Brigham Young em 2005. Ele logo seguiria seu amor por línguas e culturas ao continuar sua educação na América do Sul e Europa. Ele passou dois anos no Brasil, imerso em sua cultura e permitindo com que aquela influencia contribuísse para o desenvolvimento de sua musica. Enquanto viajava pelo país ele participou de uma serie de pequenos concertos, se apresentando tanto em temas clássicos como da musica popular brasileira. Ele também estudou na Itália e se apresentou no Festival de Opera de Lucca. Em todas as suas viagens ele se esforçava para aprender as línguas do país que visitava. Como resultado, ele conseguiu aprender a falar e compor em Inglês, Português, Italiano e Espanhol.

Em 2009, Nathan se mudou para o sul da Califórnia depois de assinar com a Disney e começar a escrever as canções que farão parte de seu álbum que será lançado em setembro de 2012. Para a realização do álbum, Nathan esta trabalhando com muitos colaboradores sob a direção do produtor e compositor Leo-Z  (Andrea Bocelli, Josh Groban), e gravando com Orquestra Filarmônica de Londres na Air Studios. Em 2011, Nathan cantou a musica “Lets Talk About Me” do filme “Os Muppets”. Atualmente ele esta se preparando para um concerto que será transmitido pela PBS em um especial em dezembro de 2012.

Nathan serviu uma missão de dois anos para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e seu testemunho do Evangelho de Jesus Cristo brilha através de suas apresentações.