Freddy Eusébio Gustavo Rincón Valencia, conhecido como o “Colosso de Buenaventura”, é um centroavante colombiano que jogou 84 partidas para a Seleção Colombiana de Futebol de 1990 a 2001. Ele é um converso da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Nasceu em 14 de agosto de 1966 em Buenaventura, Valle del Cauca, Colômbia.

Rincón foi parte da grande geração de futebol da Colômbia no final dos anos oitenta e inicio dos noventa  com Carlos Valderrama, Faustino Asprilla, Arnoldo Iguaran, Rene Higuita, Adolfo “o trem” Valencia e Leonel Alvarez, entre outros. Rincón iniciou sua carreira no Atlético de Buenaventura em 1986. Antes havia jogado no Independente Santa Fé de Bogotá e foi o capitão do time América de Cali (Colômbia). Ele foi transferido para o futebol italiano, onde trabalhou para o Nápoles durante o ano de 1994. Em 1995, o Real Madri da Espanha comprou o seu passe e um ano depois ele se mudou para o Brasil, onde jogou pelo Palmeiras e o Corinthians. Em 2000 ele foi jogar para o Santos onde ficou por duas temporadas.

Enquanto jogava na seleção da Colômbia ele participou de varias Copas do Mundo: Itália em 1990, USA em 1994 e França em 1998, fazendo mais de 17 gols em 84 partidas para o time do seu país. Seu mais importante e memorável gol foi o que marcou contra a Alemanha Ocidental em Milão na Itália no dia 19 de junho de 1990 durante a Copa do Mundo. Durante as qualificatórias para a Copa do Mundo em 5 de setembro de 1993, ele fez o primeiro gol do jogo. Ele também participou da Copa América em 1995 e 1997, em amistosos no ano de 2001, e a qualificação para a Copa do Mundo da Coréia e Japão. Nos seus últimos anos como jogador, ele jogou novamente no Brasil pelo Palmeiras, Corinthians, Santos e Cruzeiro. Durante o tempo em que jogou pelo Corinthians, o clube venceu o Campeonato Brasileiro em 1998 e 1999. Em 2000 o clube venceu a primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Ele se aposentou da carreira de jogador de futebol em 2004.

Em 2005, ele começou a carreira de treinador de futebol, depois que foi contratado como técnico do Iraty para a temporada de 2006. Em 27 de setembro de 2006 ele foi contratado como técnico do São Bento. Em 2007, Rincón sofreu um processo criminal na Colômbia e no Panamá, sendo acusado de colaborar com o rei da cocaína Pablo Rayo Montaño com suspeita de lavagem de dinheiro. Em 9 de maio de 2007, a policia de São Paulo cumpriu uma ordem de prisão, contra ele depois que o Panamá pediu sua extradição.

Rincón é considerado o mais completo jogador de futebol da historia da Colômbia junto com Faustino Asprilla, depois de Carlos Valderrama e Wilington Ortiz. Ele foi um jogador com grande estamina, incrível capacidade física e marcador. Atualmente ele é o técnico do São Jose Esporte Clube de São Jose do Campos em  São Paulo.

Freddy Eusébio Gustavo Rincón Valencia foi batizado como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Estaca São Paulo Brasil Perdizes em 20 de agosto de 2005.