Do dia 29 de fevereiro até o dia 3 marco de 2012, uma série de tempestades causaram destruição no Sul e Centro-Oeste dos Estados Unidos. Durante quatro dias mais de 100 tornados atingiram 12 estados diferentes (Nebraska, Kansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Virginia Ocidental, Carolina do Norte, Tennessee, Alabama e Geórgia) deixando em seu rastro dezenas de feridos, milhares de desabrigados, e milhões de dólares de prejuízo.

A resposta dos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (frequentemente chamada também de “mórmons”) foi imediata. No domingo, 4 de março os Santos dos Últimos Dias de Indiana estavam usando motosserras e outras ferramentas para remover alguns dos detritos.

Os especialistas acreditam que esse foi o maior surto de tornados já registrados no mês de março, mas os tornados não são os únicos responsáveis pela destruição, inundações também atingiram vários estados.

Os voluntários Santos dos Últimos Dias auxiliaram as vitimas em todas as áreas, oferecendo doações e organizando grupos de trabalho para ajudar a limpar a bagunça. Como sempre, os líderes locais da Igreja trabalharam de perto com autoridades civis locais e funcionários do bem-estar na sede da Igreja na Cidade do Lago Salgado, Utah, para avaliar as necessidades e coordenar eficientemente os esforços de ajuda. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem um programa de ajuda humanitária que procura manter-se constantemente abastecido com suprimentos para que assim possam ajudar imediatamente em caso de desastre naturais. Neste caso, eles foram capazes de fornecer kits de higiene, geradores elétricos, kits de limpeza, e outros suprimentos básicos para as comunidades afetadas. A ajuda oferecida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está disponível para todos, e não só para os membros da Igreja.

A resposta da Estaca Nova Albany Indiana, que fica no lugar particularmente atingido, é típica de qualquer estaca que enfrenta uma situação de emergência. Os Santos dos Últimos Dias nesta área passaram o primeiro fim de semana de Março ajudando vizinhos e outros membros. Quando os líderes estenderam o convite de ajuda, 500 membros responderam. Como o trabalho deveria ser realizado também no domingo, os membros realizaram um breve serviço de adoração antes de começarem a trabalhar.

Através do verdadeiro serviço cristão, muitos dos Santos dos Últimos Dias fizeram amizades com aqueles que serviram.