Vinte anos atrás, Ken Smith, o diretor católico do Centro de Sem-Teto da Nova Inglaterra em Boston veio receber a sua ordem habitual de 7.000 litros de leite. O leite foi dado aos veteranos, que recebem um copo no desjejum e outro no jantar. Ele ficou surpreso ao descobrir que deveria pagar somente metade do preço normal da conta. Um doador anônimo pagou a outra metade. Por muitos anos, a conta continuou a ser a metade e o motorista disse que não estava autorizado a revelar o nome da pessoa que fazia a doação. Quando o entregador estava  pronto para ir embora, Ken insistiu em saber quem era o doador. Era Mitt Romney.

Romney havia visitado o centro em 1994 enquanto concorria para o senado. Ele havia perguntado qual era o maior problema que eles tinham, foi-lhe dito que era o pagamento da conta do leite. Romney fez uma piada que foi mal compreendida pela imprensa. Isto causou alguns problemas para o centro, então Romney pediu desculpas a Smith. Ele mencionou que veria o que poderia fazer para resolver o problema do leite.

Smith fez questão de dizer que Romney não pediu a ele que compartilhasse aquilo que havia feito. Ele decidiu contar o ocorrido por si mesmo.

Mitt Romney serviu como bispo Mórmon por aproximadamente cinco anos e foi responsável pelo bem-estar temporal daqueles a quem servia. Ele, como um bispo, era o responsável por administrar as ofertas de jejum. As ofertas são provenientes de um programa único no qual os Mórmons são convidados a jejuarem por vinte e quatro horas e então doarem o que eles economizaram por não comer e beber para o beneficio dos necessitados da congregação.

Os Mórmons também operam um banco de alimentos conhecido como armazém do bispo. Aqueles que estão passando por dificuldades procuram o seu bispo, ou a seu pedido, a presidente da Sociedade de Socorro avalia as necessidades da família, que podem incluir outros suprimentos além dos alimentos, para as próximas duas semanas. O requerente também participa indicando suas necessidades e então a requisição é aprovada pelo bispo. O requerente leva a requisição até o armazém, onde às vezes, pode também oferecer serviços como voluntario por algumas horas. O responsável pela família com necessidade também podem ajudar voluntariamente na própria congregação, mantendo assim a sua autoestima como provedor da família.  Todos os alimentos que excedem as necessidades dos membros da igreja são doados para os bancos de alimentos comunitários.

Os Mórmons também realizam uma infinidade de iniciativas comunitárias ao redor do mundo, beneficiando pessoas de todas as religiões através do programa de ajuda humanitária da igreja. Frequentemente, as congregações locais trabalham em pequenos projetos em suas comunidades. Por exemplo, eles podem preparar kits de higiene para serem usados no caso de desastres naturais, kits escolares para as crianças dos países em desenvolvimento ou roupas para recém-nascidos.

Como um Mórmon, Mitt Romney aprendeu esta lição desde cedo, quando ainda era uma criança servindo nos projetos de serviço da igreja para ajudar os necessitados.

About Destro